Porta de Ferro

ESTÁ CONSTRUINDO OU REFORMANDO? SAIBA QUAIS AS OPÇÕES DE PORTAS PARA SUA CASA

Ao iniciar um novo projeto de construção, umas das primeiras definições que o arquiteto deve realizar trata-se de onde ficarão as portas. Essa definição é de extrema importância, visto que a porta é o elemento que permite a entrada nos locais e a circulação entre todos os cômodos.

A porta de entrada é uma das primeiras coisas que vemos quando visitamos uma casa. Muitas pessoas a consideram como o "cartão de visitas" das residências ou apartamentos. Por isso, trata-se de algo que, além de oferecer segurança para seus moradores, também tenha um design bonito e agradável, que seja convidativo para que as pessoas tenham vontade de entrar no lar e que traga, portanto, sensação convidativa para as visitas.

MAIS DO QUE PORTA DE ENTRADA

Além da função de ser o acesso principal do lar, as portas também possuem outras funções como separar ambientes, ajudar a compor decorações e permitir ou evitar que a luz natural entre nos cômodos.

As portas são classificadas em dois grupos: internas ou externas. No caso das internas, geralmente, tratam-se de portas com medidas mais estreitas do que as externas. Como não estão expostas às condições climáticas como a chuva, sol e umidade, costumam ter mais vida útil. Podem ser de materiais variados, mas o modelo mais comum escolhido são as de madeira.

Em relação às portas externas, elas tendem a ser mais largas e necessitam de mais manutenção e cuidado, pois estão constantemente expostas aos eventos naturais. Por estarem mais expostas à chuva, umidade e sol, a indicação é que elas sejam escolhidas de materiais mais fortes e resistentes, como ferro e alumínio, por exemplo.

Num geral, as portas externas costumam ser mais caras, visto que costumam apresentar mais variedade de materiais e detalhes. As portas internas possuem tendência a serem mais baratas, pois geralmente são feitas de madeira, material que, normalmente, é mais em conta do que os demais.

PORTA DE FERRO

A porta de ferro, pensando em segurança e design, é uma ótima opção que está disponível no mercado. Esse modelo de porta pode ser encontrado em diversos tamanhos e medidas, além de ser comum que ela seja combinada com outros materiais e tenha desenhos variados.

Quando comparada a outros modelos e materiais, a porta de ferro se mostra muito resistente a condições climáticas como a chuva e o sol, desde que passe por tratamentos com materiais adequados para sua proteção. O seu custo também é algo que costuma ser melhor do que de outros materiais: além dos modelos mais sofisticados e personalizados, existem modelos que são mais baratos. Ou seja, trata-se de um material que atende bolsos e preferências variadas.

COMBINAÇÕES DE MATERIAIS

Entre os materiais que costumam ser combinados em uma porta de ferro e que resultam em bons designs, estão:

  • Porta de ferro e detalhes em vidro
  • Porta de vidro com detalhes em ferro
  • Porta de ferro com pinturas coloridas
  • Porta toda de vidro com moldura de ferro

PORTA DE FERRO: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS

A porta de ferro, bem como as de outros materiais, são constituídas dos seguintes componentes: maçaneta, dobradiças, guarnição, batente, contramarco e folha.

O modelo é um dos mais usados no Brasil. Para que tenha mais durabilidade, é importante que a porta de ferro passe por tratamentos como lixamento, procedimentos com alguns materiais específicos e pintura.

Geralmente costuma ser mais utilizada em portas externas da casa, como a principal e a da cozinha. Quando combinada com outros materiais, ganha mais diferenciação e requinte em seus designs, o que faz com que venha sendo utilizada com mais frequência em ambientes internos das residências.

QUANTO CUSTA UMA PORTA DE FERRO?

O valor é variável por causa de diversos aspectos como o modelo e tamanho, o fabricante escolhido, o desenho e detalhes, e o acabamento. Modelos com mais riqueza de detalhes, por exemplo, costumam ser mais caros do que modelos mais simples.

É importante lembrar, no momento da escolha e da compra de uma porta de ferro, que além de ser bonita visualmente, é extremamente importante que ela forneça segurança para o seu lar.

CUIDADOS INDICADOS

Escolher produtos de qualidade é o primeiro passo e de extrema importância, pois eles serão mais resistentes. Para que a janela ou porta de ferro dure mais tempo, é indicado que exista orientação para que os moradores não batam objetos e nem as fechem ou as abram de forma brusca. Isso pode fazer com que ocorram deformações no material como amassados, por exemplo. Manter a pintura em dia também é importante, pois isso evita que a porta enferruje. Além disso, portas e janelas bem pintadas também garantem melhor visual para a decoração da casa ou apartamento.

Para limpar uma porta de ferro o indicado é primeiramente tirar a poeira com um pano seco. Após isso, indica-se a utilização de uma esponja macia para aplicar água com detergente incolor. Depois de lavá-la, basta esperar a porta secar durante alguns minutos e finalizar a limpeza secando a porta com um pano seco.

TIPOS DE MODELOS DE PORTAS

Existem diversos tipos de portas. O que define cada um deles é a quantidade de folhas que possuem e de que forma a porta abre.

Alguns modelos são:

1)PORTA DE ABRIR

Esse é o tipo mais comum de porta. Elas possuem dobradiças verticais e necessitam de um espaço livre para ficar aberta.

Vantagens: custo benefício bom, boa vedação, instalação prática, fácil de encontrar Desvantagens: as medidas são padronizadas, precisa de espaço para abrir e, dependendo da escolha, pode ser muito simples

2)PORTA DE CORRER

Este é outro tipo que vem se tornando comum nas decorações. Trata-se de um modelo prático e que não necessita de espaço quando está aberta.

Vantagens: otimização de espaços, deixa o cômodo mais moderno, proporciona privacidade e isolamento acústico

Desvantagens: opção um pouco mais cara, são necessárias determinadas ferramentas e profissionais qualificados para a instalação.

3)PORTA PIVOTANTE

Este estilo também vem ganhando espaço nas construções. Esse modelo é elegante, não precisa de dobradiças e costuma ser mais utilizada na entrada de casas, geralmente em maiores tamanhos.

Vantagens: pode ter dimensões variadas e de diferentes materiais, proporciona mais classe e elegância para os ambientes

Desvantagens: custo mais elevado, geralmente só é feita sob medida e nem sempre possui uma vedação perfeita

4)PORTA SANFONADA

Para divisão de ambientes, o modelo de "porta sanfonada" é muito utilizado, já que possui ótimo preço e pouca necessidade de espaço disponível.

Vantagens: custo acessível, fácil de instalar, abertura para lateral, o que ocupa menos espaço no ambiente

Desvantagens: material geralmente não é muito resistente e não oferece isolamento acústico

5)PORTA CAMARÃO

Parecida com a porta sanfonada, a "porta camarão" também costuma ser mais utilizada em ambientes internos e com pouco espaço.

Vantagens: divide bem os ambientes, extremamente prática para abrir e fechar, promove amplitude em ambientes menores

Desvantagens: custo mais elevado, instalação necessita de componentes especiais e profissionais qualificados.

6)PORTA VENEZIANA

Este tipo de porta costuma ser indicado para os ambientes que possuem muita iluminação solar ou que necessitam de circulação de ar. A porta veneziana colabora quebrando a iluminação e deixa o ar circular no cômodo. Costuma ser usada em sacadas, despensas e banheiros.

Vantagens: promove boa ventilação e regula a luminosidade

Desvantagens: feitas sob medida, necessita de profissionais qualificados para a instalação

DICAS PARA ESCOLHER E COMBINAR PORTAS

Se você está construindo ou reformando sua casa ou apartamento, separamos algumas dicas para te ajudar na escolha de modelos e formatos de portas de ferro:

  • Em ambientes menores, o modelo de porta camarão e de correr são melhores opções, pois elas ocupam menos espaços quando estão abertas;
  • Caso opte por pintar a porta de ferro com alguma cor mais vibrante, o ideal é dosar as cores das paredes e dos móveis, para que o ambiente não fique com muita informação e, portanto, visualmente poluído;
  • Se for possível, utilize a combinação com vidro na porta de ferro, para que a luminosidade natural possa entrar nos cômodos. Essa dica é boa para ser aplicada em portas interiores da residência;
  • Se existir algum padrão em seu condomínio relacionado à especificidades de cores nas portas de entrada, uma boa solução é pintar apenas o lado interno da porta de seu apartamento;
  • Não compre produtos com baixa qualidade. Invista em bons materiais para as portas de seu lar, pois isso evitará problemas futuros.

ESTILO INDUSTRIAL NAS CONSTRUÇÕES

O ferro é um material que costumava ser muito utilizado nas decorações de ambientes externos das casas. Isso se dá especialmente pelo fato de que trata-se de um material resistente. De uns tempos para cá, o ferro passou a ser utilizado, também, na decoração interna de casas e apartamentos de diversas formas, como nos móveis, portas e em objetos de decoração.

O estilo industrial está muito em alta nas construções e reformas de casas e apartamentos atuais. Entre as principais características desse estilo estão as luminárias que parecem ter sido tiradas de fábricas, concreto, tubulações à mostra, detalhes na cor preta, itens em ferro e com traços urbanos, como luminosos neons, por exemplo.

A presença de uma porta de ferro na entrada principal ou para dividir ambientes também costuma ser comum. Quando é escolhida para separar cômodos, costuma ser combinada com vidro, o que promove mais luminosidade nos ambientes.

OUTROS MATERIAIS PARA PORTAS

Além da opção da porta de ferro, existem vários outros materiais que você pode conhecer para escolher qual a melhor opção para o que necessita.

1)PORTA DE VIDRO

As portas de vidro costumam ser utilizadas em projetos mais específicos, geralmente em escritórios e em prédios comerciais. Apesar de não ser muito utilizada em casas e apartamentos, uma boa opção é utilizar películas sobre o vidro ou escolher aqueles com aspecto mais fosco, que não deixam o interior do ambiente transparente em relação à visão exterior.

2)PORTA DE ALUMÍNIO

A porta de alumínio é caracterizada pela sua leveza e durabilidade, pois não enferruja e não tem deterioração fácil. Além disso, as portas de alumínio têm características visuais como a variedades de cores disponíveis, podendo ser com aspecto fosco ou brilhante.

3)PORTA DE PVC

As portas de PVC costumam ser do modelo sanfonado. Disponíveis em várias cores, a vantagem desse material é o isolamento térmico que ele promove nos ambientes, além de possuir grande durabilidade e não necessitarem de muito espaço.

4)PORTA DE MADEIRA

As portas de madeiras estão entre as mais utilizadas nas residências, pois possuem bom custo benefício e o material possui grande capacidade de personalização: é possível trabalhá-lo da forma variadas. Uma boa escolha são portas de madeiras maciças, que possuem mais resistência e, portanto, mais durabilidade.

PRODUZIR SOB MEDIDA OU COMPRAR PRONTA?

A escolha entre produzir a porta sob medida, de acordo com seus desejos, ou comprá-la pronta em lojas do ramo dependerá do que você deseja em relação à especificidades como dimensões e materiais, e também o quanto está disposto a investir.

Se for comprar a porta de ferro pronta, atente-se à certificação do produto e as garantias que a marca oferece. Se pedir para que façam o projeto sob medida, busque profissionais qualificados para a confecção. Quando a porta é instalada da forma mais correta possível, as chances de evitar problemas futuros são maiores. Por isso, independentemente da escolha, busque por especialistas para que a instalação seja realizada da melhor forma.

COMO ESCOLHER A PORTA PARA SUA CASA OU APARTAMENTO

Antes de qualquer coisa, é de extrema importância ter em mente que a escolha da porta deve levar em conta a estética e a funcionalidade. É necessário que a escolha da porta encaixe no projeto de construção ou reforma, tanto de forma visual quanto funcional, sem atrapalhar o espaço nos ambientes e encaixando esteticamente no projeto.

Se o caso é uma porta que ligará dois ambientes de um apartamento, por exemplo, o ideal é encaixar uma porta do modelo de correr. Esse estilo é indicado para cômodos com espaços reduzidos, pois não necessita de muito espaço para abrir. Em relação à estética, o ideal é que o modelo faça sentido com o estilo geral do ambiente, ou seja, que acompanhe as características escolhidas para o projeto.




Regiões onde a Auto Portão atende Porta de Ferro:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Auto Portão atende Porta de Ferro:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe