Porta de Ferro
ESTÁ CONSTRUINDO OU REFORMANDO? SAIBA QUAIS AS OPÇÕES DE PORTAS PARA SUA CASA
Ao iniciar um novo projeto de construção, umas das primeiras definições que o arquiteto deve realizar trata-se de onde ficarão as portas. Essa definição é de extrema importância, visto que a porta é o elemento que permite a entrada nos locais e a circulação entre todos os cômodos.
A porta de entrada é uma das primeiras coisas que vemos quando visitamos uma casa. Muitas pessoas a consideram como o "cartão de visitas" das residências ou apartamentos. Por isso, trata-se de algo que, além de oferecer segurança para seus moradores, também tenha um design bonito e agradável, que seja convidativo para que as pessoas tenham vontade de entrar no lar e que traga, portanto, sensação convidativa para as visitas.
MAIS DO QUE PORTA DE ENTRADA
Além da função de ser o acesso principal do lar, as portas também possuem outras funções como separar ambientes, ajudar a compor decorações e permitir ou evitar que a luz natural entre nos cômodos.
As portas são classificadas em dois grupos: internas ou externas. No caso das internas, geralmente, tratam-se de portas com medidas mais estreitas do que as externas. Como não estão expostas às condições climáticas como a chuva, sol e umidade, costumam ter mais vida útil. Podem ser de materiais variados, mas o modelo mais comum escolhido são as de madeira.
Em relação às portas externas, elas tendem a ser mais largas e necessitam de mais manutenção e cuidado, pois estão constantemente expostas aos eventos naturais. Por estarem mais expostas à chuva, umidade e sol, a indicação é que elas sejam escolhidas de materiais mais fortes e resistentes, como ferro e alumínio, por exemplo.
Num geral, as portas externas costumam ser mais caras, visto que costumam apresentar mais variedade de materiais e detalhes. As portas internas possuem tendência a serem mais baratas, pois geralmente são feitas de madeira, material que, normalmente, é mais em conta do que os demais.
PORTA DE FERRO
A porta de ferro, pensando em segurança e design, é uma ótima opção que está disponível no mercado. Esse modelo de porta pode ser encontrado em diversos tamanhos e medidas, além de ser comum que ela seja combinada com outros materiais e tenha desenhos variados.
Quando comparada a outros modelos e materiais, a porta de ferro se mostra muito resistente a condições climáticas como a chuva e o sol, desde que passe por tratamentos com materiais adequados para sua proteção. O seu custo também é algo que costuma ser melhor do que de outros materiais: além dos modelos mais sofisticados e personalizados, existem modelos que são mais baratos. Ou seja, trata-se de um material que atende bolsos e preferências variadas.
COMBINAÇÕES DE MATERIAIS
Entre os materiais que costumam ser combinados em uma porta de ferro e que resultam em bons designs, estão:
- Porta de ferro e detalhes em vidro
- Porta de vidro com detalhes em ferro
- Porta de ferro com pinturas coloridas
- Porta toda de vidro com moldura de ferro
PORTA DE FERRO: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
A porta de ferro, bem como as de outros materiais, são constituídas dos seguintes componentes: maçaneta, dobradiças, guarnição, batente, contramarco e folha.
O modelo é um dos mais usados no Brasil. Para que tenha mais durabilidade, é importante que a porta de ferro passe por tratamentos como lixamento, procedimentos com alguns materiais específicos e pintura.
Geralmente costuma ser mais utilizada em portas externas da casa, como a principal e a da cozinha. Quando combinada com outros materiais, ganha mais diferenciação e requinte em seus designs, o que faz com que venha sendo utilizada com mais frequência em ambientes internos das residências.
QUANTO CUSTA UMA PORTA DE FERRO?
O valor é variável por causa de diversos aspectos como o modelo e tamanho, o fabricante escolhido, o desenho e detalhes, e o acabamento. Modelos com mais riqueza de detalhes, por exemplo, costumam ser mais caros do que modelos mais simples.
É importante lembrar, no momento da escolha e da compra de uma porta de ferro, que além de ser bonita visualmente, é extremamente importante que ela forneça segurança para o seu lar.
CUIDADOS INDICADOS
Escolher produtos de qualidade é o primeiro passo e de extrema importância, pois eles serão mais resistentes. Para que a janela ou porta de ferro dure mais tempo, é indicado que exista orientação para que os moradores não batam objetos e nem as fechem ou as abram de forma brusca. Isso pode fazer com que ocorram deformações no material como amassados, por exemplo. Manter a pintura em dia também é importante, pois isso evita que a porta enferruje. Além disso, portas e janelas bem pintadas também garantem melhor visual para a decoração da casa ou apartamento.
Para limpar uma porta de ferro o indicado é primeiramente tirar a poeira com um pano seco. Após isso, indica-se a utilização de uma esponja macia para aplicar água com detergente incolor. Depois de lavá-la, basta esperar a porta secar durante alguns minutos e finalizar a limpeza secando a porta com um pano seco.
TIPOS DE MODELOS DE PORTAS
Existem diversos tipos de portas. O que define cada um deles é a quantidade de folhas que possuem e de que forma a porta abre.
Alguns modelos são:
1)PORTA DE ABRIR
Esse é o tipo mais comum de porta. Elas possuem dobradiças verticais e necessitam de um espaço livre para ficar aberta.
Vantagens: custo benefício bom, boa vedação, instalação prática, fácil de encontrar Desvantagens: as medidas são padronizadas, precisa de espaço para abrir e, dependendo da escolha, pode ser muito simples
2)PORTA DE CORRER
Este é outro tipo que vem se tornando comum nas decorações. Trata-se de um modelo prático e que não necessita de espaço quando está aberta.
Vantagens: otimização de espaços, deixa o cômodo mais moderno, proporciona privacidade e isolamento acústico
Desvantagens: opção um pouco mais cara, são necessárias determinadas ferramentas e profissionais qualificados para a instalação.
3)PORTA PIVOTANTE
Este estilo também vem ganhando espaço nas construções. Esse modelo é elegante, não precisa de dobradiças e costuma ser mais utilizada na entrada de casas, geralmente em maiores tamanhos.
Vantagens: pode ter dimensões variadas e de diferentes materiais, proporciona mais classe e elegância para os ambientes
Desvantagens: custo mais elevado, geralmente só é feita sob medida e nem sempre possui uma vedação perfeita
4)PORTA SANFONADA
Para divisão de ambientes, o modelo de "porta sanfonada" é muito utilizado, já que possui ótimo preço e pouca necessidade de espaço disponível.
Vantagens: custo acessível, fácil de instalar, abertura para lateral, o que ocupa menos espaço no ambiente
Desvantagens: material geralmente não é muito resistente e não oferece isolamento acústico
5)PORTA CAMARÃO
Parecida com a porta sanfonada, a "porta camarão" também costuma ser mais utilizada em ambientes internos e com pouco espaço.
Vantagens: divide bem os ambientes, extremamente prática para abrir e fechar, promove amplitude em ambientes menores
Desvantagens: custo mais elevado, instalação necessita de componentes especiais e profissionais qualificados.
6)PORTA VENEZIANA
Este tipo de porta costuma ser indicado para os ambientes que possuem muita iluminação solar ou que necessitam de circulação de ar. A porta veneziana colabora quebrando a iluminação e deixa o ar circular no cômodo. Costuma ser usada em sacadas, despensas e banheiros.
Vantagens: promove boa ventilação e regula a luminosidade
Desvantagens: feitas sob medida, necessita de profissionais qualificados para a instalação
DICAS PARA ESCOLHER E COMBINAR PORTAS
Se você está construindo ou reformando sua casa ou apartamento, separamos algumas dicas para te ajudar na escolha de modelos e formatos de portas de ferro:
- Em ambientes menores, o modelo de porta camarão e de correr são melhores opções, pois elas ocupam menos espaços quando estão abertas;
- Caso opte por pintar a porta de ferro com alguma cor mais vibrante, o ideal é dosar as cores das paredes e dos móveis, para que o ambiente não fique com muita informação e, portanto, visualmente poluído;
- Se for possível, utilize a combinação com vidro na porta de ferro, para que a luminosidade natural possa entrar nos cômodos. Essa dica é boa para ser aplicada em portas interiores da residência;
- Se existir algum padrão em seu condomínio relacionado à especificidades de cores nas portas de entrada, uma boa solução é pintar apenas o lado interno da porta de seu apartamento;
- Não compre produtos com baixa qualidade. Invista em bons materiais para as portas de seu lar, pois isso evitará problemas futuros.
ESTILO INDUSTRIAL NAS CONSTRUÇÕES
O ferro é um material que costumava ser muito utilizado nas decorações de ambientes externos das casas. Isso se dá especialmente pelo fato de que trata-se de um material resistente. De uns tempos para cá, o ferro passou a ser utilizado, também, na decoração interna de casas e apartamentos de diversas formas, como nos móveis, portas e em objetos de decoração.
O estilo industrial está muito em alta nas construções e reformas de casas e apartamentos atuais. Entre as principais características desse estilo estão as luminárias que parecem ter sido tiradas de fábricas, concreto, tubulações à mostra, detalhes na cor preta, itens em ferro e com traços urbanos, como luminosos neons, por exemplo.
A presença de uma porta de ferro na entrada principal ou para dividir ambientes também costuma ser comum. Quando é escolhida para separar cômodos, costuma ser combinada com vidro, o que promove mais luminosidade nos ambientes.
OUTROS MATERIAIS PARA PORTAS
Além da opção da porta de ferro, existem vários outros materiais que você pode conhecer para escolher qual a melhor opção para o que necessita.
1)PORTA DE VIDRO
As portas de vidro costumam ser utilizadas em projetos mais específicos, geralmente em escritórios e em prédios comerciais. Apesar de não ser muito utilizada em casas e apartamentos, uma boa opção é utilizar películas sobre o vidro ou escolher aqueles com aspecto mais fosco, que não deixam o interior do ambiente transparente em relação à visão exterior.
2)PORTA DE ALUMÍNIO
A porta de alumínio é caracterizada pela sua leveza e durabilidade, pois não enferruja e não tem deterioração fácil. Além disso, as portas de alumínio têm características visuais como a variedades de cores disponíveis, podendo ser com aspecto fosco ou brilhante.
3)PORTA DE PVC
As portas de PVC costumam ser do modelo sanfonado. Disponíveis em várias cores, a vantagem desse material é o isolamento térmico que ele promove nos ambientes, além de possuir grande durabilidade e não necessitarem de muito espaço.
4)PORTA DE MADEIRA
As portas de madeiras estão entre as mais utilizadas nas residências, pois possuem bom custo benefício e o material possui grande capacidade de personalização: é possível trabalhá-lo da forma variadas. Uma boa escolha são portas de madeiras maciças, que possuem mais resistência e, portanto, mais durabilidade.
PRODUZIR SOB MEDIDA OU COMPRAR PRONTA?
A escolha entre produzir a porta sob medida, de acordo com seus desejos, ou comprá-la pronta em lojas do ramo dependerá do que você deseja em relação à especificidades como dimensões e materiais, e também o quanto está disposto a investir.
Se for comprar a porta de ferro pronta, atente-se à certificação do produto e as garantias que a marca oferece. Se pedir para que façam o projeto sob medida, busque profissionais qualificados para a confecção. Quando a porta é instalada da forma mais correta possível, as chances de evitar problemas futuros são maiores. Por isso, independentemente da escolha, busque por especialistas para que a instalação seja realizada da melhor forma.
COMO ESCOLHER A PORTA PARA SUA CASA OU APARTAMENTO
Antes de qualquer coisa, é de extrema importância ter em mente que a escolha da porta deve levar em conta a estética e a funcionalidade. É necessário que a escolha da porta encaixe no projeto de construção ou reforma, tanto de forma visual quanto funcional, sem atrapalhar o espaço nos ambientes e encaixando esteticamente no projeto.
Se o caso é uma porta que ligará dois ambientes de um apartamento, por exemplo, o ideal é encaixar uma porta do modelo de correr. Esse estilo é indicado para cômodos com espaços reduzidos, pois não necessita de muito espaço para abrir. Em relação à estética, o ideal é que o modelo faça sentido com o estilo geral do ambiente, ou seja, que acompanhe as características escolhidas para o projeto.