Porta de Aço

PORTA DE AÇO: SAIBA MAIS SOBRE ESSE E OUTROS MODELOS DE PORTAS

Ao chegar em uma residência ou estabelecimento, uma das primeiras coisas que nos deparamos é com a porta principal.

As portas externas e internas são essenciais nos projetos de construções ou reformas. Afinal, é por meio delas que conseguimos entrar e sair dos locais e nos locomovermos por entre os cômodos. Existem diversas opções de materiais e modelos disponíveis para o cliente escolher de acordo com o seu gosto e a necessidade do projeto. Saiba mais, a seguir, sobre o modelo de porta de aço e outras opções disponíveis.

PORTA DE AÇO

O aço é um metal derivado da fusão em altas temperaturas de ferro enriquecido com carbono. Suas principais características é a alta resistência a impactos e à corrosão.

Outra característica refere-se à pintura da porta de aço que, quando realizada com a técnica eletrostática, resulta em cores variadas que podem ser escolhidas pelo cliente.

MANUTENÇÃO DA PORTA DE AÇO

Um dos pontos mais benéficos da porta de aço é a facilidade de manutenção que ela possui em relação aos outros materiais.

Não são necessários cuidados constantes com a porta de aço, ela pode ser limpa apenas com sabão neutro e água. Não devem ser usados produtos ácidos e abrasivos como tíner e removedores, pois isso pode afetar negativamente no visual da porta de aço.

MATERIAIS PARA PORTAS

Além do aço, as portas de uma construção ou reforma podem ser constituídas de diversos tipos de materiais de forma única ou combinados entre si, dependendo do modelo e do uso que a porta será destinada. Entre os vários materiais disponíveis, estão:

1) MADEIRA

As portas de madeira costumam ser as mais utilizadas nos lares, pois possuem ótimo custo benefício e, além disso, podem ser personalizadas de diversas formas, de acordo com a vontade do cliente.

Para que não ocorram possíveis problemas relativos à durabilidade, o mais indicado é investir em portas de madeira maciças, mais resistentes.

2) VIDRO

As portas de vidro geralmente são usadas em locais mais específicos como projetos de escritórios ou prédios comerciais.

Quando utilizadas em residências, é comum que se coloque uma película sobre o vidro ou se escolha opções com aspecto fosco, pois isso faz com que o interior do ambiente não fique totalmente à mostra para a visão exterior.

3) ALUMÍNIO

Portas desse material possui como característica a durabilidade, pois o alumínio não costuma enferrujar e nem se deteriorar facilmente. Além disso, são leves e geralmente estão disponíveis em várias cores e aspectos (brilhante e fosco).

QUAIS OS COMPONENTES DE UMA PORTA?

Assim como as outras portas de outros materiais, uma porta de aço costuma ser composta por:

1) FOLHA

Rotineiramente chamada de "porta", ou seja, trata-se de sua parte mais evidente. Pode ser de vários modelos e materiais, além de poder possuir detalhes como frisos, visores e combinação de dois ou mais materiais.

2) DOBRADIÇAS

As dobradiças são presas no batente e na folha da porta. Elas são as responsáveis por fazer com que exista o movimento de abrir e fechar que as portas têm. O tamanho e as espessuras das dobradiças são variáveis de acordo com o tipo de folha, modelo e material que a porta possui.

3) GUARNIÇÃO

São os pedaços de madeira geralmente são anexados nos batentes a fim de dar um acabamento no trabalho. Possuem altura igual o batente, mas podem ter diferentes formatos e larguras, o que permite criar designs diferentes e modernos.

4) BATENTE

É o local onde a porta é "presa". O batente é fixado na parede para garantir que a folha (ou as folhas) sejam sustentadas no movimento de abertura e fechamento que realizam.

5) FECHADURA

Existem muitos modelos de fechaduras disponíveis no mercado. Cada um deles servem para atender necessidades específicas que os projetos apresentam.

Conhecer cada parte que compõe uma porta é importante para que seja possível realizar melhores escolhas no momento da compra, além de obter mais conhecimento acerca da qualidade dos itens que vão fazer parte dela.

MODELOS DE PORTAS

O mercado de portas possui uma grande variedade de opções de modelos para fazerem parte das residências, apartamentos e comércios. O que difere cada um dos modelos se refere ao número de folhas que a porta possui e também a forma como ela abre. Dentre os diversos modelos existentes, alguns são:

1) PORTA DE ENROLAR

A porta de aço de enrolar garante praticidade e segurança para os estabelecimentos. Através de deslizamentos que ocorrem em sua parte lateral, a porta de aço se enrola, podendo ser aberta ou fechada com pouca necessidade de espaço.

Geralmente é fabricada em aço pois trata-se de é um material maleável, que dura bastante tempo e é muito resistente. Além de possuir abertura manual, existe, ainda, para facilitar seu uso, a opção de porta de aço de enrolar mecânica.

Na área industrial, a porta de aço de enrolar é boa opção para galpões, aeroportos, construção civil de forma geral, setores têxteis, entre outros. Na área comercial, a porta de aço de enrolar é bastante usada nas entradas de lojas, supermercados, shoppings, centros empresariais e comerciais. Já na área residencial, a porta de aço costuma ser utilizada, especialmente, em garagens, na separação de ambientes, e condomínios horizontais e verticais.

2) PORTA DE UMA FOLHA

Esse modelo é o mais tradicional e simples de todos. Trata-se de uma opção que é facilmente encontrada em grande parte das lojas de construções e que possui custo benefício melhor se comparado aos outros modelos. Na maioria das vezes, esse tipo de porta é vendido sem muitos detalhes, em formatos mais simplificados, mas, caso seja do desejo do cliente, é possível personalizá-la.

3) PORTA DE DUAS FOLHAS

Esse modelo possui dimensões maiores e, por isso, costuma ser mais interessante para ser colocada em ambientes maiores. Seu uso também é útil em locais que necessitam de uma passagem maior para determinados objetos ou móveis, pois seu tamanho facilita essa passagem.

POR causa das dimensões, esse modelo de porta possui mais uso em casas, pois apartamentos geralmente contam com menores espaços e, portanto, cômodos menores.

4) PORTA PIVOTANTE

Esse estilo de porta vem se tornando cada vez mais comum nas construções e reformas. Caracterizado pelo seu tamanho maior e sua elegância, esse modelo nao precisa de dobradiças para ser aberto e fechado e é habitualmente mais utilizado em portas de entrada das casas e apartamentos.

A diferença da porta pivotante, quando comparada às outras, é que seus movimentos de abrir e fechar são realizados por um eixo que faz com que a abertura e o fechamento sejam verticais.

Geralmente, a porta pivotante costuma ser feita sob medida para os projetos, o que permite com que exista um grande leque de opções relacionadas ao tamanho, cores e materiais que o cliente pode escolher no momento da compra. É importante apontar, no entanto, que a quantidade de personalização costuma ser diretamente proporcional ao valor final da porta.

5) PORTA DE CORRER

Este modelo também vem ganhando cada vez mais espaço nas decorações. Um de seus principais pontos é que não é necessário espaço quando está aberta. Seu design costuma ser moderno e minimalista, o que também costuma colaborar na hora de conquistar determinados clientes.

A movimentação da porta de correr é realizado por meio de um trilho embutido no piso e na parte superior do batente, fazendo com que a porta "corra" por ele e, portanto, realize o movimento de abrir e fechar. Esse modelo geralmente é feito sob medida, pois as dimensões variam conforme a necessidade e cômodo que o cliente deseja incluí-la.

6) PORTA SANFONADA

Este modelo de porta é indicado para ambientes internos, pois não fornece segurança necessária para ser colocada como porta externa. A porta sanfonada é simples e costuma ter um dos melhores custos entre todos os modelos de porta. Seu nome "sanfonada" realmente remete ao instrumento musical, pois sua movimentação de abrir e fechar acontece de forma muito parecida com uma sanfona: quando aberta, a porta se dobra em várias partes, ficando em um tamanho menor. Quando está fechada, as pequenas partes que a compõe ficam esticadas.

Sua instalação costuma ser simples, o que faz com que, na maioria das vezes, não necessite de ajuda especializada para instalá-la. Um outro ponto benéfico é que esse modelo está disponível em diversas cores.

7) PORTA CAMARÃO

A porta camarão costuma ser confundida com a porta sanfonada. No entanto, os dois modelos são diferentes: a porta sanfonada ocupa menos espaço do que a camarada, pois é composta por várias partes flexíveis e a camarão é formada por menos e maiores folhas que são articuladas por dobradiças.

8) PORTA VENEZIANA

Esse modelo de portas é mais comumente usado em locais como sacadas e varandas, pois permite que o ambiente seja ventilado e também facilita a entrada de pequenas quantidades de iluminação. Outros locais que costumam ter o uso desse modelo de porta são closets e despensas.

As portas venezianas não ocupam muito espaço e dão ar de sofisticação nos ambientes.

9) PORTA SALOON

T

ambém conhecidas como "portas bang bang", esse modelo costuma ser utilizado em filmes de faroeste, em comércios, restaurantes e bares. É caracterizado por não ter fechadura, o que faz com que seu uso seja feito apenas em ambientes interiores, pois não promove segurança.Para abrir e fechá-la, basta empurrá-la. Embora sua utilização não seja muito comum em residências, em determinados projetos costuma ser inserida nos projetos de cozinha, por exemplo, o que fornece um ar mais rústico na decoração.

AUTOMATIZAÇÃO DE PORTA DE AÇO

A automatização de portas e portões, além de geralmente estar presente em locais como estabelecimentos e empresas, vem se tornando comum nas residências também. Os sistemas de automatização promovem segurança e praticidade para os imóveis, além de facilitarem a movimentação de entrada e saída e serem resistentes. Nas residências, por exemplo, o portão ou porta automatizada facilita o trabalho de terem que ser abertos ou fechados em dias de chuvas fortes, por exemplo.

ESCOLHA A PORTA IDEAL PARA O SEU PROJETO

No momento de compra das portas da construção ou reforma, é importante não se apegar no pensamento de pagar mais barato nos produtos. É importante, sobretudo em relação às portas externas, que elas sejam de materiais de qualidade e de marcas de confiança, pois devem promover segurança aos moradores ou ao estabelecimento.

A combinação entre ser segura, funcional e ter uma boa estética são características que devem ser levadas em conta no momento de escolher a porta de aço ideal para seu projeto. O modelo deve encaixar em toda a concepção da reforma ou construção, tanto de forma visual quanto funcional, otimizando os espaços que estão disponíveis e, além disso, encaixando na parte estética.

Uma dica para colocar em prática no momento em que for adquirir sua porta, seja ela uma porta de aço ou outro material, é pedir ajuda profissional e comprar todo o material em um só local, evitando a compra separada dos itens. Quando a compra é realizada de forma separada, pode ocorrer prejuízos na montagem e desarmonia no resultado final. Isso costuma acontecer pois existem diferentes qualidades dos materiais e, dependendo do modelo e material escolhido, existem detalhes em que somente profissionais qualificados podem instruir e instalar.

A decisão entre comprar uma porta já pronta ou produzi-la sob medida deve levar em conta aspectos como as dimensões que você deseja e se quer combinar outros materiais à sua porta de aço. Além disso, o valor de quanto está disposto a investir também é um ponto importante.

Se decidiu comprar uma já pronta, certifique-se da qualidade e garantias que a marca do produto oferece. Caso decida fazer sob medida, busque profissionais qualificados.

IMPORTÂNCIA DE UMA INSTALAÇÃO SEGURA

Tão importante quanto a escolha consciente de uma porta de aço que suprirá as necessidades do projeto, o momento de instalação também deve ter atenção devida.

Caso sua decisão seja a de encomendar uma porta de aço personalizada, busque saber informações sobre os trabalhos realizados pelo profissional ou empresa, bem como boas indicações do serviço. O profissional desse ramo precisa buscar compreender o que o cliente está pensando, além de preocupar-se com as medidas e o espaço para instalar a porta de aço. Se o pedido do cliente não fizer sentido em relação à realidade do projeto, é necessário que o especialista aponte as possibilidades e explique os possíveis problemas.

Quando a instalação é realizada sem os devidos cuidado necessários, as chances de existirem problemas futuros são bem maiores. Por isso a importância de se buscar ajuda especializada para realizar o serviço, fazendo com que a instalação seja concluída da melhor forma.




Regiões onde a Auto Portão atende Porta de Aço:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Auto Portão atende Porta de Aço:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe